Ídolo da torcida e figura marcante em um dos momentos mais vitoriosos na história do clube, Diego Lugano iniciou uma nova trajetória no Tricolor, agora fora das quatro linhas. O ex-zagueiro, que pendurou as chuteiras no final da temporada passada, será superintendente de relações institucionais do São Paulo.
Nesta nova fase, o uruguaio será responsável por representar o Tricolor e seus princípios fora do clube e difundir seus valores internamente, principalmente com atuação no departamento de futebol.
O Presidente Carlos Augusto de Barros e Silva explicou a área de atuação de Lugano. “Esta função tem como principal objetivo difundir os valores do São Paulo interna e externamente. E o Lugano é uma figura que como poucas consegue traduzir os ideais de comprometimento, dedicação e respeito às nossas cores. Trata-se de uma figura de enorme representatividade para nossa história, com ótimo trânsito não só diante do grupo de jogadores, mas também em federações e confederações e que tem um perfil complementar aos do Raí e do Ricardo Rocha”, disse Leco, que completou.
“Ele é peça fundamental nessa nova filosofia e maneira de enxergar o futebol que queremos introduzir como uma cultura a partir de agora. O Lugano também terá destaque para atuação no departamento de futebol. Acompanhará sempre que possível a agenda da equipe, mas também poderá representar o clube em agendas institucionais, como eventos, campeonatos e ações sociais. É preciso deixar uma coisa bastante clara: o Lugano, assim como o Raí e o Ricardo Rocha, foram contratados por enxergarmos competência técnica para que eles desempenhem suas funções. Eles são pilares de uma tentativa de se criar uma cultura são-paulina de se pensar e trabalhar o futebol”, avaliou.
Lugano, que já atua no dia a dia do CT da Barra Funda e acompanhou a delegação no clássico do último final de semana, será apresentado na tarde desta terça-feira (30) e concederá entrevista coletiva.
O eterno camisa 5 do Tricolor encerrou a sua trajetória como o atleta do São Paulo com títulos e uma série de episódios marcantes que estão eternizados na memória do torcedor são-paulino. Lugano disputou 213 jogos pelo clube (194 como titular), com 110 vitórias, 50 empates e 52 derrotas, aproveitamento de 60% dos pontos.
Pelo clube, o uruguaio conquistou cinco títulos: Paulista, Libertadores, Mundial (2005) e Brasileiro (2006), além da Florida Cup (2017). Sua despedida dos gramados foi na rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro de 2017, quando encarou o Bahia (1 x 1) em um domingo emocionante no Morumbi, com mais de 60 mil torcedores nas arquibancadas.