Histórico adversário do Tricolor, o Guarani reencontrará o Tricolor após seis anos: na noite desta quinta-feira (31), no Pacaembu, as equipes se enfrentarão em duelo válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista de 2019.
O último confronto entre os clubes, que decidiram o Campeonato Brasileiro de 1986, foi no dia 9 de fevereiro de 2013, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, pelo estadual. Na ocasião, o time são-paulino bateu os campineiros por 2 a 1, com gols de Aloísio e Rogério Ceni.
Para encarar os bugrinos, o São Paulo comandado por Ney Franco foi escalado com Rogério Ceni; João Filipe, Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Rodrigo Caio, Maicon (Fabrício, 39/2), Paulo Henrique Ganso (Lucas Farias, 48/2) e Marcelo Cañete; Ademilson e Aloísio (Henrique Miranda, 32/2).
Já no Estádio Paulo Machado de Carvalho, que receberá a partida desta quinta, as equipes não duelam desde o dia 6 de fevereiro de 1996, quando o Tricolor goleou o Guarani por 4 a 0 pelo Paulistão, com gols de Valdir, Aílton, Sandoval e Almir.
O time, então dirigido por Muricy Ramalho, atuou com Zetti; Edinho (Bordon), Pedro Luís, Sorlei e Marquinhos Capixaba; Edmílson, Donizete, Sandoval (Mona) e Aílton (Denílson); Almir e Valdir.
A história do duelo começou meses após a fundação do São Paulo: no dia 13 de abril de 1930, no Fortim do Bugre, em Campinas, os times se enfrentaram pela primeira vez. E com gols de Luizinho (2) e Friedenreich, o Tricolor bateu o rival por 3 a 1 pelo Campeonato Paulista.
No total, São Paulo e Guarani já ficaram frente a frente 175 vezes, com 83 vitórias são-paulinas, 53 empates e 39 triunfos bugrinos. Neste período, foram 300 gols marcados pelo Tricolor e 201 pelo adversário.
A HISTÓRICA DECISÃO DO BRASILEIRO DE 1986
No dia 25 de fevereiro de 1987, em Campinas, o Tricolor conquistava o Campeonato Brasileiro de 1986. A competição, que contou com a participação de 80 clubes, só terminou no ano seguinte quando o São Paulo ergueu a taça no interior paulista. Na inesquecível decisão, Gilmar, Pita e Careca comandaram a vitória são-paulina sobre o Guarani, que até os minutos finais estava com uma mão no troféu.