Rivais nas quartas de final do Campeonato Paulista de 2019 – em confrontos que serão disputados neste domingo (24) e na próxima quarta-feira (27) -, São Paulo e Ituano já decidiram campeonato: em 2002, os clubes duelaram na final do Supercampeonato Paulista.
Na ocasião, o Tricolor levou a melhor e conquistou o título ao empatar por 2 a 2, no Estádio Novelli Júnior, e vencer por 4 a 1, no Morumbi. No jogo de ida, disputado no interior, o time são-paulino balançou as redes com Reinaldo e Julio Baptista. Já na decisiva partida de volta, na capital, Adriano (2), Reinaldo e Sandro Hiroshi marcaram.
No primeiro confronto, o time comandado por Oswaldo de Oliveira foi escalado com Roger, Rafael (Gabriel), Émerson, Jean e Gustavo Nery; Maldonado, Fábio Simplício, Adriano (Souza) e Júlio Baptista; Reinaldo e Sandro Hiroshi (Oliveira).
Na volta, a equipe atuou com Roger; Gabriel, Émerson, Jean e Lino; Maldonado, Fábio Simplício, Adriano e Lúcio Flávio (Souza); Sandro Hiroshi (Oliveira) e Reinaldo (Rafael).
O Supercampeonato Paulista de 2002 foi o único duelo de mata-mata, até aqui, entre São Paulo e Ituano. A competição foi organizada pela Federação Paulista de Futebol e disputada em única edição: com o clube de Itu, que conquistou o estadual daquele ano, e os três melhores paulistas no Torneio Rio-São Paulo do ano passado.
Na semifinal, o Tricolor eliminou o Palmeiras: triunfo por 2 a 0, no Estádio Anaclato Campanella, e empate por 2 a 2, no Canindé.
Vale destacar que o primeiro duelo entre os clubes, na história, contou com atuação goleadora do ídolo Raí: no dia 21 de fevereiro de 1988, em amistoso disputado em Itu, o eterno camisa 10 tricolor balançou as redes três vezes e comandou a vitória são-paulina por 4 a 0 – Edivaldo também marcou.
No geral, São Paulo e Ituano já se enfrentaram 25 vezes: foram 15 vitórias do São Paulo, seis empates e apenas quatro triunfos do adversário. No Morumbi, que receberá a partida deste final de semana, foram 18 jogos: oito vitórias, três empates e um revés.