No dia 24 de setembro de 1989, há 30 anos, Marcos Evangelista de Moraes, o Cafu, estreou pelo São Paulo Futebol Clube em jogo amistoso ocorrido no Japão, contra o All Nippon Airways – posteriormente conhecido como Yokohama Flügels e atualmente como Yokohama F-Marinos.
A partida, disputada pelo time expressinho do Tricolor, foi promovida pela asiática TV KKT – que curiosamente também estampou a marca dela nas faixas da camisa são-paulina – e realizada no pequeno Estádio Mitsuzawa, em Kumamoto.
O São Paulo, comandado pelo técnico substituto Pupo Gimenez, foi alinhado com Marcos; Osmar, César, Zigomar e Valdo; Cafu, Betinho e Aritana; Anílton, Manu (depois Cláudio) e Elivélton (depois Neto), e venceu os adversários por 3 a 2, com gols marcados por Manu, Zigomar e Betinho, de pênalti. E trouxe de volta para casa o troféu KKT Gahara Cup.
Cafu, que no início dos anos noventa se consagraria na lateral-direita e até mesmo na ponta-direita do Tricolor, sob orientações de Telê Santana, nessa primeira partida, atuou como volante. A Revista São Paulo Notícias, nº 66, reportou que ele foi um dos destaques positivos da partida, na posição. Polivalente desde sempre. E predestinado a fazer sucesso em solo japonês…
Curiosamente, enquanto estreava com a camisa são-paulina na terra do sol-nascente, o time principal do Tricolor, chefiado por Carlos Alberto Silva, enfrentou o Corinthians, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. Desta maneira, oficialmente, o clube disputou duas partidas no mesmo dia – isto porque o jogo amistoso no Oriente foi negociado de tal maneira, mesmo com falta de data disponível para a utilização dos atletas titulares.
No Brasil, em meio aos jogadores principais, Cafu foi ao campo pela primeira vez no dia 23 de novembro do mesmo ano, na vitória de 3 a 1 sobre o Fluminense no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, ao substituir o lateral-direito Netinho.
Ao todo, Cafu fez 272 jogos pelo São Paulo e marcou 38 gols, além de ter conquistado nada menos de dez grandes títulos com o clube: Campeão Mundial de 1992 e 1993, da Copa Libertadores de 1992 e 1993, da Supercopa de 1993, da Recopa de 1993 e 1994, Brasileiro de 1991 e Paulista de 1991 e 1992.