Na manhã deste sábado (7), a Seleção Brasileira venceu a Espanha por 2 a 1, na prorrogação da final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e conquistou a medalha de ouro da modalidade. Com o são-paulino Daniel Alves em campo, o resultado assegurou a manutenção de uma sequência histórica: o Tricolor é a única entidade esportiva brasileira a ter um medalhista em todas as edições dos Olímpicos desde 1996.
A história de sucesso do São Paulo com os jogos começou em 1952, quando Adhemar Ferreira da Silva conquistou o ouro no salto triplo em Helsinque, quebrando o recorde mundial quatro vezes. O clube só voltaria a ter um medalhista olímpico em 1996, mas, desde então, não faltou uma oportunidade sequer.
A série mais próxima de outra agremiação esportiva nacional é do Yacht Club de Santo Amaro, com medalhistas entre 1996 e 2012 (não conquistou medalhas na Rio-2016).
Além de Daniel Alves, o décimo medalhista tricolor na história, e que jogou todos os minutos possíveis das seis partidas da competição de 2020, o time brasileiro contou também com os #MadeInCotia Antony e Diego Carlos.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ainda tiveram a presença das tricolores Formiga e Duda, no futebol feminino e, por fim, o maratonista do KiAtleta Paulo Roberto de Paula Almeida compete na mais tradicional prova do atletismo na noite deste sábado (7), encerrando a participação são-paulino nesta Olimpíada.