O São Paulo tem uma verdadeira decisão contra o Grêmio neste domingo, às 18h10, no estádio Olímpico, em Porto Alegre.
Contra um rival direto na briga pelo título, o Tricolor paulista busca uma vitória para seguir no topo da tabela.
Durante toda a história, São Paulo e Grêmio se enfrentaram em 71 oportunidades. O Tricolor paulista venceu 28, o Tricolor gaúcho 21 e houve ainda 22 empates. São 96 gols a favor e 79 gols contra.
Pelo Brasileirão o duelo é bastante acirrado. São 39 partidas, com 15 vitórias do Tricolor, 14 vitórias dos gaúchos e 10 empates. O São Paulo fez 51 gols e sofreu 49.
No estádio Olímpico, a equipe gaúcha leva ampla vantagem. Em 29 duelos são 15 triunfos gremistas, cinco são-paulinos e nove empates. São 38 gols do Grêmio e 28 do São Paulo.
O primeiro jogo entre São Paulo e Grêmio aconteceu no dia 27 de abril de 1950. O amistoso entre as duas equipes, disputado no Parque Antarctica, em São Paulo, terminou com vitória do time paulista por 4 a 3.
Augusto marcou três vezes para o São Paulo e Ponce de Leon completou o placar. Pelo lado gremista, marcaram Balejo, duas vezes, e Hermes.
A equipe são-paulina, sob o ilustre comando de Leônidas da Silva, foi a campo com Poy, Savério, Saltori, De Paula, Alfredo, Jacó, Marin (Luisinho), Ponce de Leon, Augusto, Remo (Leopoldo) e Teixeirinha. O último jogo entre as duas equipes aconteceu no dia 9 de maio de 2007, quando a equipe gaúcha venceu por 2 a 0, o segundo jogo das oitavas-de-final da Copa Libertadores da América, conseguindo assim classificação à próxima fase da competição.