Calendário 9/11/2006 - 00:00


Sangue, suor, lágrimas e conquistas

Uma das competições mais importantes do futebol mundial, a Libertadores da América tornou-se o maior objetivo dos principais times do continente desde sua existência. A seguir, conheça um pouco da história desse torneio que tanto fascina
a torcida são-paulina e saiba por que seu título sempre foi tão cobiçado

 

Afinal, qual é a melhor equipe do continente? Esta pergunta começou a ser respondida em 1960, quando foi disputada a primeira edição da Taça Libertadores da América. Dois anos antes, a Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol, oficializou a disputa que viria a ser considerada a mais importante competição interclubes das Américas. Mas desafios entre equipes do continente remontam à década de 30, período em que os campeões do Uruguai e da Argentina enfrentavam-se em uma única partida que coroava o campeão do Rio da Prata.
No ano de 48, foi realizada no Chile a Taça America del Sur, torneio que reunia agremiações que venciam os campeonatos nacionais de seus países disputando, o que se pode considerar, o embrião da Libertadores da América. Na época, a Confederação Brasileira de Desportos, a CBD, por ainda não contar com uma competição de âmbito nacional que apontasse um representante, designou o Vasco da Gama para a tarefa. Considerado ao lado do São Paulo melhor time do País naqueles tempos, a equipe carioca foi indicada por ser a que mais cedia atletas à seleção. Acabou faturando a Taça America del Sur, superando, entre outros, os tradicionais Colo Colo, do Chile; Nacional, do Uruguai; e River Plate, da Argentina.
Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário