Calendário 23/07/2007 - 00:00

A virada do São Paulo pra cima do Cruzeiro, em pleno Mineirão, resultado que recolocou o time na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, pode ser creditado ao bom trabalho das categorias de base do clube.


Autores dos gols que deram a vitória ao Tricolor, o zagueiro Breno, de 17 anos, e o meio-campista Hernanes, 22, são crias do São Paulo.


Breno é da primeira geração de craques revelados no Centro de Formação de Atletas, em Cotia, moderno local inaugurado em 2005 que abriga todas as categorias de base do clube.


Ele foi campeão paulista pelo juvenil no ano passado e disputou apenas um campeonato pela categoria júnior, a Copa São Paulo, em janeiro deste ano. Logo em seguida foi efetivado pelo técnico Muricy Ramalho aos profissionais. Contra o Cruzeiro, Breno completou a 12ª partida no time principal e marcou seu primeiro gol.


Já Hernanes se formou entre o Morumbi e os Centro de Treinamentos de Barueri e Guarapiranga. Ele subiu aos profissionais em 2005, mesmo ano que o clube inaugurava seu novo modelo para revelar jogadores.


Depois de disputar o Campeonato Brasileiro de 2005 pelo Tricolor, Hernanes foi emprestado ao Santo André para amadurecer. Mais experiente, ele voltou no início deste ano e teve brilhante participação com o time B em excursão à Índia.


Hernanes já fez 42 jogos e oitos gols pelo clube. Foram 23 jogos na temporada e cinco gols, o primeiro no Brasileiro.


Além de Breno e Hernanes, o elenco profissional conta com mais sete jogadores formados em casa: Edcarlos, Diego Tardelli, Rafinha, Hugo e os goleiros Rogério Ceni, Jorge Miguel e Mateus.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário