O São Paulo enfrenta o Atlético Paranaense, neste sábado, às 18h10, no Morumbi, para fechar na liderança o primeiro turno do Brasileiro e seguir firme na briga pelo pentacampeonato nacional.
As duas equipes, que já decidiram uma Copa Libertadores da América, quando o São Paulo levou a melhor e se sagrou campeão, sempre fizeram duelos bastante disputados.
Foram 36 confrontos ao longo da história, com 14 vitórias do Tricolor, 12 empates e 10 triunfos do clube paranaense. Nestas partidas o São Paulo marcou 57 gols e sofreu 44.
No Campeonato Brasileiro o confronto está empatado. Em 27 jogos, foram nove vitórias para cada clube e nove empates. O Tricolor leva vantagem somente no número de gols feitos: 37 a 33.
No Morumbi, casa são-paulina, ampla vantagem do time paulista. Em 14 duelos foram oito vitórias, quatro empates e somente duas derrotas. São 28 gols marcados e 13 sofridos.
O primeiro duelo do confronto aconteceu no dia 10 de outubro de 1937. O amistoso, disputado em Curitiba, terminou com vitória do São Paulo por 2 a 1. Milani fez os dois gols do Tricolor. Cecato marcou para o clube paranaense.
O São Paulo, comandado por Vicente Feola, foi a campo com King, Aníbal, Horácio, Xaxá (Antônio Luis), Acosta, Felipelli, Ministrinho, Pixe, Milani, Sidnei (Carioca) e Junqueira.
O último jogo entre as duas equipes aconteceu em 11 de novembro de 2006. A partida terminou empatada por 1 a 1, mas mesmo sem vencer o São Paulo pode comemorar de forma antecipada a conquista de seu quarto título do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Fabão marcou o gol são-paulino e Cristian empatou para os atleticanos.
Sob o comando de Muricy Ramalho e o apoio de 68.237 pagantes, o São Paulo foi a campo com Rogério; Ilsinho, Fabão, Miranda e Júnior; Mineiro, Josué, Souza (Thiago) e Danilo; Leandro (Alex Silva) e Aloísio (Lenilson).