Contratado por empréstimo até o final deste ano, o lateral-direito Éder foi apresentado oficialmente na tarde desta sexta-feira, no Centro de Treinamento do Tricolor.
Entre outras coisas, ele disse que confia seu estilo de jogo, de força, para ir bem na Libertadores e já se coloca à disposição para dar dicas do Noroeste, próximo adversário do São Paulo no Paulistão.
Defina o São Paulo?
É a principal referência do futebol brasileiro, de mais conquistas e organização. Todo jogador sonha em chegar aqui, pois sabe que terá todas as condições de fazer um bom trabalho e também será valorizado à altura do clube. A responsabilidade é muito grande, mas estou preparado para encarar este desafio.
Quais são suas principais características?
Sou rápido, forte fisicamente, sei usar o corpo nas jogadas e vou bem nas bolas aéreas. Costumo atacar bastante, mas conheço a posição e sei da importância de fazer uma boa marcação.
Como encara essa oportunidade?
É a grande oportunidade da minha carreira. Agora depende de mim fazer um trabalho sério para convencer o São Paulo a renovar por mais anos (Éder tem contrato com o Noroeste até 2011).
Quantas partidas você jogou esse ano?
Joguei todos os jogos do Campeonato Paulista, inclusive ontem (na vitória do Noroeste por 3 a 2 sobre o Marília). Também disputei o Paulistão do ano passado, a Copa do Brasil e a Série C do Brasileiro em 2007 pelo Noroeste.
O Muricy gosta de jogadores polivalentes. Já atuou em outra posição?
No Barueri comecei como volante, mas logo fui deslocado para a lateral direita, onde me adaptei rápido e permaneci na posição. Também posso atuar como terceiro zagueiro pela direita, com mais saída.
Vê diferença entre o Paulistão e a Libertadores?
Nunca disputei a Libertadores para fazer uma comparação mais precisa, porém, imagino que seja mais difícil porque reúne as melhores equipes de cada país e também por não conhecermos tanto os adversários como acontece aqui no Brasil. Por outro lado, os juízes deixam o jogo correr mais e isso favorece meu futebol, pois tenho força física e sei usar o corpo.
O elenco já conta com Joilson, Reasco e agora com o garoto Rafael em sua posição. Como encara essa disputa?
Com naturalidade. A disputa no São Paulo é acirrada em todas as posições, desde o goleiro até o ponta esquerda, até porque o time está sempre no topo e não pode depender de apenas um jogador. Venho para disputar uma vaga de igual pra igual, respeitando todos, e buscando meu espaço.
Coincidentemente, o São Paulo enfrenta o Noroeste, no próximo domingo. Você vai passar dicas para comissão técnica?
Caso eles me perguntem, com certeza. O Noroeste é um time muito certinho e que vai ser duro de ser batido. Mas agora, sou mais São Paulo.
Ficha Técnica
Éder Sciola Santana
Posição: Lateral-direito
Data de Nascimento: 25/09/85 (22 anos)
Altura: 1m78
Peso: 80 kg
Clubes:
Barueri (2003/04)
Fluminense (2005)
Inter de Limeira (2006 – até julho)
Noroeste (julho de 2006 até hoje)