O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, informa e lamenta o falecimento de Antônio Pedro de Jesus, o Toninho II, ocorrido na manhã desta terça-feira, 18 de outubro de 2022, na cidade de São José do Rio Preto (SP). O ex-jogador do Tricolor tinha 75 anos de idade.
Nascido em 26 de julho de 1947, em Neves Paulista (SP), Antônio Pedro de Jesus foi um ponta-esquerda formado nas categorias de base do São Paulo e ganhou o apelido de Toninho II (leia-se “Toninho Segundo”) por atuar no mesmo período do atacante Toninho Guerreiro, outro ídolo são-paulino.
Com apenas 13 anos de idade, em 1960, o pequeno Antônio Pedro de Jesus foi aprovado em uma peneira do São Paulo, no Morumbi. A partir de então, tornou-se atleta do Tricolor Paulista, sempre atuando como ponta-esquerda.
Campeão Paulista Juvenil em 1964, Toninho II subiu ao time profissional em 1968. Neste mesmo ano, foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Olimpíada de 1968, no México, sendo um dos representantes históricos do Tricolor nos Jogos Olímpicos.
No total, pelo São Paulo, fez 64 partidas e marcou um gol – o gol que abriu o placar na goleada por 4 a 0 sobre o Cerro Porteño, do Paraguai, pela Copa Libertadores de 1972. Toninho II fez parte do elenco bicampeão paulista, em 1970 e 1971. Na campanha do título de 1971, inclusive, ele disputou seis partidas.
Em certo momento, foi emprestado para o Paulista de Jundiaí e, após deixar o clube do Morumbi, fez carreira por América, Saad, Noroeste, Ferroviária e Bahia, clube pelo qual se aposentou em 1978, devido a uma contusão no joelho.
O sepultamento do ex-jogador ocorre em sua cidade natal, Neves Paulista, no interior paulista. O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família e amigos neste momento de dor.