O São Paulo Futebol Clube nasceu em 25 de janeiro de 1930. O nome do clube já era conhecido antes mesmo de começar a reunião de fundação. O simbolo e a camisa nº 1, inspirados nas cores do CA Paulistano e da AA das Palmeiras – dissidentes que deram origem ao Tricolor – nasceram pouco tempo depois. O uniforme nº 2 do time – a camisa listrada – contudo, não foi criado naquele mesmo período.
Em verdade, esse manto tardou a aparecer nos gramados. Curiosamente, o São Paulo FC foi visto primeiro a jogar de camisa preta e mangas brancas (tratava-se da antiga vestimenta da AA das Palmeiras, contra a seleção dos Estados Unidos, em 1930), do que atuando com a camisa listrada, tão tradicional nos dias de hoje.
Somente dois anos e meio depois que o Tricolor a utilizou pela primeira vez. Antes disso era comum ver o São Paulo, de branco, enfrentando um adversário com a mesma cor de uniforme, tanto como mandante quanto visitante.
Foi no dia 29 de maio de 1932 que a camisa totalmente tricolor nasceu. O jogo contra o Santos, válido pelo Campeonato Paulista, ocorreu na Chácara da Floresta e não poderia ter acontecido melhor resultado para essa estreia: uma grande goleada no clássico: São Paulo 4 x 0 Santos! Gols de Armandinho (2), Araken Patusca e Luizinho.
A camisa apresentada naquela ocasião possuía listras vermelhas e pretas muito mais finais que as atuais, mas a maior diferença era a ausência de escudo. O emblema do São Paulo só foi sobreposto à camisa listrada no ano seguinte, em nova partida contra o Santos, curiosamente. Em 9 de julho de 1933, o São Paulo goleou novamente a equipe santista, desta vez por 4 a 1, e perpetuou a camisa listrada como parte do uniforme nº 2 do Tricolor.
Desde então, o clube somente a deixou de utilizar quando se fazia necessária oficialmente em poucas oportunidades, ou por imprevistos em excursões (como na decisão do Troféu Cidade de Firenze de 1964, contra o Zenit, e no título do Troféu Colombino de 1969, contra o Real Madrid), ou por inovações pontuais (tal feito nos anos 40, com uma camisa semelhante a da FPF, e em 1966, com um traje de três faixas verticais nas mesmas proporções do escudo são-paulino).
Nos anos 80, por força de regulamentos, o Tricolor chegou a atuar centenas de vezes com a camisa listrada como mandante no próprio Estádio do Morumbi (e não somente em clássicos), fato que atualmente é bem raro. A última vez que esse fato ocorreu foi em 2016, contra Sport, pelo Brasileirão, por causa lançamento do material esportivo número 2 daquele ano.
Ostentando a camisa número 2 em jogos decisivos, o São Paulo foi campeão da Libertadores da América de 1993, da Copa Conmebol de 1994 e Campeão Paulista de 1949, 1957, 1980, 1987 e 2005, entre os títulos oficiais.