O desempenho das categorias de base do Tricolor em 2016 foi muito marcante. Além de 12 títulos conquistados, o CFA de Cotia também obteve oito artilharias na temporada. O time sub-20 teve três artilheiros (Luiz Araújo, Pedro e Shaylon, respectivamente na Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil), o sub-18 fez um (Paulo Boia: Copa Santiago), como também o sub-17 (Marquinhos: Paulistão) e o sub-15 (Gustavo Maia: Copa Brasil). Por fim, o sub-13 emplacou duas artilharias na viagem a China (Marcus Vinícius, na Peace Cup, e Gabriel Maioli, na Gothia Cup).
Saiba mais sobre esses feitos e sobre os artilheiros da base do Tricolor logo abaixo!
1. LUIZ ARAÚJO
Luiz de Araújo Guimarães Neto (Taquaritinga-SP, 02/06/1996).
Em fevereiro, o Tricolor Sub-20 conquistou a inédita Copa Libertadores e Luiz Araújo foi peça mais que importante para a vitória. O atacante marcou cinco gols e sagrou-se artilheiro da competição. Admitido no clube em 2013, Luiz Araújo integra o elenco profissional do Tricolor desde meados de 2016 e já marcou, inclusive, dois gols na nova categoria.
OS GOLS DA ARTILHARIA
2. PEDRO
Pedro Gomes Bortoluzo (Fernandópolis-SP, 17/07/1996).
Apesar de não ter obtido o título do Brasileirão Sub-20, o Tricolor conseguiu fazer o artilheiro da competição. Com oito gols marcados, Pedro assegurou o posto de carrasco-mor das defesas adversárias no torneio. Como Luiz Araújo, Pedro já faz parte do elenco principal são-paulino (depois de mais de sete anos nas categorias de base são-paulinas). Na Copa Paulista, competição profissional, marcou dois gols.
OS GOLS DA ARTILHARIA
3. SHAYLON
Shaylon Kallyson Cardoso (Modelo-SC, 27/04/1997).
O meio-campista chegou ao Tricolor em 2015, por empréstimo junto à Chapecoense, e prontamente já chamou atenção. Inicialmente reserva de outra grande promessa, Shaylon assumiu a camisa 10 quando Lucas Fernandes foi promovido ao profissional e manteve o bom desempenho do setor no time júnior. Também mostrou-se com excelente faro de gol. Com seis gols marcados, foi o artilheiro da Copa do Brasil Sub-20.
OS GOLS DA ARTILHARIA
4. PAULO BOIA
Paulo Henrique Pereira da Silva (Brasília-DF, 26/06/1998).
O Tricolor foi vice-campeão da Copa Santiago Sub-18 em 2016, mas Paulo Boia, como é mais conhecido, foi o artilheiro da competição. O jogador, no clube des de 2013, marcou cinco gols com a camisa são-paulina no torneio realizado no Rio Grande do Sul no começo da temporada. Paulo Boia agora é integrante da pré-relação de jogadores inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017.
OS GOLS DA ARTILHARIA
5. MARQUINHOS
Marcos Robson Cipriano (Catanduva-SP, 09/02/1999).
Com 28 gols marcados na temporada, Marquinhos foi um dos maiores destaques do Tricolor entre todas as categorias de base. O jogador, que chegou ao São Paulo em setembro de 2015, conquistou a artilharia do Paulista Sub-17 ao marcar 21 gols na competição – terminou empatado na liderança com Walisson, da Ponte Preta. Marquinhos agora também faz parte da pré-relação de inscritos para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2017.
OS GOLS DA ARTILHARIA
6. GUSTAVO MAIA
Gustavo Maia da Silva (Brasília-DF, 22/01/2001).
Em 2016, o São Paulo conquistou a Copa Brasil, que é realizada em Votorantim-SP, pela quinta vez em toda a história e Gustavo Maia foi um dos nomes de destaque do time infantil são-paulino nessa vitória. Maia, que desde 2015 defende a camisa do Tricolor, foi o artilheiro da competição com seis gols feitos, marcando inclusive na partida final, contra o Coritiba.
OS GOLS DA ARTILHARIA
7. MARCUS VINÍCIUS
Marcus Vinícius Oliveira Alencar (São Paulo-SP, 07/04/2003).
Com absurdos 28 gols marcados em apenas oito jogos, Marcus Vinícius, também conhecido por Marquinhos, como o xará do sub-17, foi o principal artilheiro da Peace Cup 2016, torneio sub-13 realizado em Shenyang, na China. O Tricolor, ao todo, marcou 106 gols na competição, não sofreu nenhum e Marcus Vinícius só não deixou o dele em um único jogo!
OS GOLS DA ARTILHARIA
8. GABRIEL MAIOLI
Gabriel Maioli da Silva (São Paulo-SP, 02/02/2003).
O espetacular desempenho do time sub-13 do Tricolor na China continuou na segunda competição lá realizada. Na Gothia Cup, o Tricolor foi campeão com 58 gols marcados e nenhum sofrido. Destes 58, 17 foram de Gabriel Maioli, que conquistou a artilharia isolada do torneio, marcando em seis das sete as partidas disputadas.
OS GOLS DA ARTILHARIA