A goleada são-paulina aplicada sobre o Corinthians, 4 a 0, na decisão da Copa do Brasil Sub-20 de 2018 valeu não somente a conquista do tricampeonato da competição – fato que reforçou o Tricolor como o maior campeão do torneio – como também coroou o trabalho realizado desde 2005 no Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia. Desde a inauguração do CFA, o São Paulo conquistou 60 troféus nas categorias de base.
A primeira conquista veio em 2006. No dia 5 de maio, o time infantil derrotou o Vitória, por 1 a 0, no Real Parque, e venceu o setor nacional da Copa Nike. De lá, para cá, o Tricolor levou mais 59 canecos (ver tabela ao final), distribuídos entre as categorias oficiais desta maneira:
Nestes 13 anos completos, de disputas, o São Paulo só não obteve um título na temporada de 2012. O auge – até o momento – contudo, foi em 2016. Naquele ano, os tricolores celebraram nada menos que 12 campeonatos. Veja, abaixo, como foi, ano a ano:
Destas 60 taças, 17 foram conquistadas no exterior e 20 em torneios internacionais (três deles foram realizados no Brasil). E o São Paulo, nestas decisões, visitou templos importantes do futebol, como o Bramall Lane, em Sheffield, o Azteca, na Cidade do México e o Old Trafford, em Manchester.
No cenário local, a principal casa do Tricolor, o Morumbi, viu os garotos da base levantarem três troféus: o Paulista Sub-15 de 2007, e as Copas do Brasil Sub-20 de 2015 e 2018. Já o Estádio Marcelo Portugal Gouvêa, no CFA de Cotia, foi palco de nove títulos são-paulinos, nesse período.
Outro fato que valoriza essas vitórias é o adversário superado em cada uma delas. Os times que o São Paulo mais vezes enfrentou nessas decisões foram:
Por fim, confira o quadro de títulos geral das categorias de base do São Paulo na Era Cotia: