As duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro apresentaram umas das maiores promessas do São Paulo: David Neres. O jogador, no entanto, foi o sexto lançado para o time principal nesta temporada: Lucas Fernandes, Luiz Araújo e Pedro Bortoluzo, além de Artur e Banguelê, fazem de 2016 o ano mais revelador dos últimos tempos. A temporada ainda não acabou, o Tricolor tem uma série de compromissos importantes pela frente para definir o seu futuro, mas já deixa frutos para 2017.
Neste início de trajetória, a molecada não se intimidou com o desafio de atuar entre os mais experientes e rapidamente conquistou a confiança da torcida. Integrados ao dia a dia do Centro de Treinamento da Barra Funda, Lucas Fernandes – se recupera de cirurgia no ombro e no joelho -, Luiz Araújo, David Neres e Pedro Bortoluzo deixaram boa impressão e mostraram que têm potencial para se tornar ídolos do São Paulo nas próximas temporadas.
Desde 2010, também com participação do técnico Ricardo Gomes em sua primeira passagem pelo clube, o Tricolor não promovia tantos talentos do Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia. Na ocasião, sete jogadores foram lançados e estrearam entre os profissionais: Diogo, Casemiro, Bruno Uvini, Zé Vitor, Lucas, Lucas Gaúcho e David.
“O que acontece agora é o mesmo que ocorreu em 1984, ou nas gerações de Denilson e Caio e nas gerações de Fábio Simplício, Júlio Baptista e Kaká. Têm épocas que o clube tem grandes safras, isso não acontece sempre. Estes garotos estão no clube desde cedo. Não chegaram formados. A gente quer garotos que tenham oportunidades por talento, não forçando a barra”, avaliou o diretor executivo de futebol Marco Aurélio Cunha, que completou.
“Quando há vagas, eles têm a oportunidade de jogar. Além destes garotos, já temos no profissional jogadores consolidados que vieram da base, como Rodrigo Caio e João Schmidt, por exemplo. Quando a safra é boa, ela convence. Os jogadores talentosos conquistam as vagas, e hoje nós temos estas vagas. Então, é nossa obrigação promover os meninos e dar oportunidade”, acrescentou o dirigente são-paulino.
Na última semana, a estrela do jovem David Neres brilhou e empolgou a torcida tricolor. Lançado pelo treinador durante o duelo com o Fluminense (2 x 1) o camisa 14 agarrou a chance na estreia ao infernizar a defesa carioca e municiar o ataque com belas jogadas pelas pontas. A atuação destacada no Rio de Janeiro, além da dedicação no dia a dia, rendeu uma vaga entre os titulares no confronto com a Ponte Preta (2 x 0) no último sábado (22). O atacante deixou a sua marca diante de quase 50 mil tricolores nas arquibancadas e deixou o Morumbi ovacionado pela torcida.