25 de janeiro de 1930 – data de sua fundação; 16 de dezembro de 1935 – data de sua reorganização; e 12 de setembro de 1938 – data de sua maioridade (marco da fusão com o CA Estudante Paulista). Esses são os três principais marcos da existência do São Paulo Futebol Clube.
Em reunião de 16 de dezembro de 1935, o Tricolor se reorganizou, após um período de inatividade decorrente de entreveros políticos e administrativos. Na ata da reunião celebrada neste dia consta:
“O Sr. Presidente (Manoel do Carmo Meca) declarou que a diretoria iria tomar as providencias necessárias para que os estatutos fossem prontamente registrados e prometeu que todos os membros da Diretoria estavam dispostos a não medirem sacrifícios para que o PAVILHÃO TRICOLOR VOLTASSE a tremular glorioso nos campos esportivos do Brasil, elevando cada vez mais o nome do São Paulo Futebol Clube, cognominado o “Esquadrão de Aço”.
Estas afirmativas demonstram que o referido dirigente considerava o ato como uma continuidade do Clube, com o uso da palavra “voltasse” e do termo “esquadrão de aço”, denominação do time no início dos anos 30 e onde jogava Friedenreich.
Maiores detalhes sobre essa questão são sanados no livro A DATA DE FUNDAÇÃO DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, que tem dois objetivos principais:
– (1º) acabar com a polêmica sobre a data de fundação do Clube, que foi criada unicamente por motivos políticos, que não deveria ter existido, mas que, por divergências partidárias, se manteve;
– (2º) tão importante quanto o primeiro, prestar uma homenagem a decisiva e valorosa contribuição dos quinze são-paulinos que em 15 de dezembro de 1935 não mediram esforços para resguardar o espírito guerreiro tricolor e retomar suas atividades.
A DATA DE FUNDAÇÃO DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
Domingos Antonio D’Angelo Junior e Marcello Antonio D’Angelo
Editora DBA – 47 páginas