12 Majestosos para recordar!

12 Majestosos para recordar!

Calendário 4/11/2016 - 20:51

Neste sábado (5), às 19h30 (de Brasília), no Morumbi, São Paulo e Corinthians ficarão frente a frente pela 328ª vez. Na história do confronto, os clubes protagonizaram grandes duelos que estão certamente marcados na memória do torcedor são-paulino. Abaixo, para esquentar o Majestoso deste final de semana, o site oficial do Tricolor traz alguns dos memoráveis duelos contra o arquirrival. A lista conta com capítulos especiais na história do São Paulo, como o centésimo gol marcado por Rogério Ceni, a estreia de Leônidas da Silva e a tarde inspirada do Fabuloso.

  • 1 – Primeiro título tricolor

paulista1931.jpg

No Estádio Parque São Jorge, no dia 10 de janeiro de 1932, o São Paulo conquistou o seu primeiro título oficial: o Campeonato Paulista de 1931. Na ocasião, para erguer a sua primeira taça na história, o Tricolor goleou o Corinthians por 4 a 1 com gols de Armandinho (2), Friedenreich e Araken Patusca.

  • 2 – Maior goleada são-paulina: 6 x 1

6x1sccp

A maior goleada do Tricolor sobre o arquirrival foi em 1933. O placar? 6 a 1. Na Chácara da Floresta, então pelo Campeonato Paulista & Torneio Rio-São Paulo (integrados), o São Paulo venceu o Corinthians com gols de Waldemar de Brito, Armandinho, Luizinho (3) e Hércules.

  • 3 – Lêonidas vem aí!

Estreia Leonidas

Considerado, quase por unanimidade, o melhor jogador do mundo dos anos 30 e 40, Lêonidas da Silva fez a sua estreia pelo Tricolor diante do Corinthians. O São Paulo o comprou do Flamengo, na transação mais cara da história do futebol sul-americano até então, no valor de 200 contos de réis. Por ter passado um período em baixa, naquela época, corintianos e palmeirenses falavam que o São Paulo tinha comprado um bonde por 200 contos. Sua contratação, entretanto, pode ser considerada marco da consolidação do clube como time grande.

Em sua estreia, Diamante Negro levou ao Pacaembu 72.281 pagantes: recorde do Estádio Paulo Machado de Carvalho até hoje. Com gols de Lola, Luizinho e Teixeirinha, o Tricolor empatou o Majestoso por 3 a 3 no primeiro ato do lendário atacante pelo clube. Com Leônidas como estrela maior, o time ganhou cinco campeonatos paulistas em sete anos. Era tão bom que se credita a ele a invenção da bicicleta.

  • 4 – “Tarde das Garrafadas”

No dia 29 de dezembro de 1957, o Tricolor conquistou o Campeonato Paulista ao derrotar o rival por 3 a 1, com gols de Amaury, Canhoteiro e Maurinho. O clássico, porém, ficou marcado pela “Tarde das Garrafadas”. Após o gol de Maurinho, que estava em posição legal, a torcida adversária ficou inconformada com um suposto impedimento do jogador são-paulino. Os torcedores arremessaram pedras e, principalmente, garrafas no bandeirinha. A briga foi generalizada, mas após os ânimos se acalmarem o Tricolor pôde celebrar a conquista.

  • 5 – Decisão de 1987

Após eliminar o Palmeiras na semifinal do Campeonato Paulista de 1987, o Tricolor enfrentou o Corinthians na grande decisão. No duelo de ida, no Morumbi, o São Paulo levou a melhor e derrotou o rival por 2 a 1, com gols de Edivaldo e Lê. A importantíssima vantagem conquistada na primeira partida entre os clubes garantiu ao time são-paulino o direito de atuar pelo empate na volta. Com o 0 a 0 no segundo jogo da final, o Tricolor ergueu mais um troféu estadual.

 

  • 6 – “Raí, Raí, o Terror do Morumbi”

Com uma atuação de gala, Raí comandou a vitória do Tricolor por 3 a 0 sobre o Corinthians no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista de 1991. Quem esteve no Morumbi naquele 8 de dezembro de 1991, não esquece: o ídolo brilhou! Com três gols, o eterno camisa 10 do São Paulo infernizou a vida do rival e ajudou ao time são-paulino na vitória por 3 a 0. Na volta, o empate sem gols deu o título ao Tricolor.

 

 

 

  • 7 – Dá a letra, Simplício!

Em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2003, o Tricolor bateu o Corinthians por 3 a 0 com um belo gol do volante Fábio Simplício #GuardiãoDoEscudo. O São Paulo, que já vencia o clássico por 2 a 0 com gols de Diego Tardelli e Carlos Alberto, contou com um toque de calcanhar do meio-campista para fechar o triunfo por 3 a 0.

  • 8 – Goleada no Pacaembu!

Na estreia do técnico Paulo Autuori, que naquele momento iniciava a sua trajetória no Tricolor para comandar o time nas memoráveis conquistas da Libertadores da América e do Mundial, o São Paulo goleou o Corinthians por 5 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, no Pacaembu, no dia 8 de maio de 2005. Com uma atuação impecável, o time são-paulino não deu espaço para o rival e balançou as redes com Rogério Ceni, Luizão (2), Danilo e Cicinho.

  • 9 – CENTÉSIMOOOOOOOOOO!!!

O dia 27 de março de 2011, certamente, está marcado na história do São Paulo Futebol Clube. Foi nesta data que o Tricolor viu um de seus grandes ídolos escrever mais um capítulo vitorioso na carreira: diante do Corinthians, na Arena Barueri, o goleiro Rogério Ceni marcou o seu centésimo gol na carreira. Aos oito minutos do segundo tempo, quando o São Paulo já vencia o Majestoso por 1 a 0, com gol de Dagoberto, o atacante Fernandinho sofreu falta pela esquerda. Na cobrança, Rogério colocou no ângulo de Júlio César, que nada pôde fazer. Golaço! Centésimo! O resto é história…

 

  • 10 – Parado na esquina e Bolt!

Terceiro maior artilheiro na história do Tricolor, com 212 gols, o atacante Luis Fabiano viveu uma tarde inesquecível no Pacaembu. Em 2012, o camisa 9 deixou a sua marca diante de todos os arquirrivais do São Paulo. Mas a grande atuação estava reservada para o Corinthians, que sofreu nas mãos do artilheiro. Ou melhor, nos pés. No dia 26 de agosto de 2012, o Fabuloso calou o Estádio Paulo Machado de Carvalho, fez dois gols, encerrou o tabu corintiano no estádio e decretou a vitória do Tricolor por 2 a 1.

As comemorações no clássico foram curiosas. No primeiro gol, o atacante correu até a bandeira de escanteio e fez pose para a torcida tricolor. Já no segundo, ele homenageou o jamaicano Usain Bolt, grande personagem da história do atletismo.

5484.jpg

  • 11 – Maicon e Douglas roubam a cena!

Com a decisão da Copa Sul-Americana pela frente, o Tricolor encarou o Corinthians na rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro de 2012 com uma formação alternativa. No entanto, mesmo sem seus principais jogadores, o São Paulo bateu o rival – que se preparava para a disputa do Mundial de Clubes – em grande estilo. O meio-campista Maicon, autor de dois gols, e o lateral-direito Douglas roubaram a cena e comandaram a vitória são-paulina por 3 a 1, no Pacaembu. Épica!

  • 12 – Majestoso de Libertadores, no Morumbi!

Com atuação dominante, o Tricolor avançou para as oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores da América de 2015 ao vencer o Corinthians por 2 a 0 no dia 22 de abril de 2015. Com um verdadeiro show antes mesmo de a bola rolar, o São Paulo mostrou a sua força na maior competição do continente e manteve, na ocasião, ainda mais vivo o sonho pelo tetracampeonato.

Luis Fabiano, parado na esquina, e Michel Bastos balançaram as redes para a equipe são-paulina, que assegurou a segunda colocação do Grupo 2. Antes do jogo desta quarta, o Morumbi recebeu um show de rock n’roll. Andreas Kisser, do Sepultura, comandou uma superbanda que fez uma versão do hino oficial do São Paulo. Depois, para aquecer o jogo e enaltecer dois grandes ídolos do clube, a torcida do São Paulo cantou o nome de Muricy e Telê Santana antes do inesquecível Majestoso. 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário