São Paulo F.C



Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica

O São Paulo FC se orgulha não só pelos títulos que conquistou ao longo de sua história, mas também por ser um dos clubes mais bem estruturados do futebol mundial. Atualmente uma das principais sínteses da estrutura são-paulina é, sem dúvida, o Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica, o REFFIS.

Em sua primeira unidade, inaugurada em 2003 no CT da Barra Funda, o REFFIS conta com instalações plenamente equipadas para recuperação de atletas de alto rendimento. Projeto fisioterapêutico de vanguarda, o REFFIS foi viabilizado através de parcerias com as mais diversas empresas. Entre elas, a Life Fitness, parceira também na segunda unidade do Núcleo, no CFA de Cotia.

Além de investir na parte tecnológica, o REFFIS conta com profissionais de excelência. Fazem parte da equipe os fisioterapeutas Luiz Alberto Rosan (fisioterapeuta da Seleção Brasileira desde 1999, e no São Paulo FC desde 2003 - sua segunda passagem pelo clube), Ricardo Sasaki (desde 1995 no Tricolor), Carlos Alberto Presinoti, o Betinho (2003), Alessandro Pereira da Silva (2000) e Cilmara Moreti (1998), além da professora de hidroginástica Roberta Rosas (1992).

Desde sua inauguração, em 2003, mais de 130 atletas de ponta já passaram pelo REFFIS, que antecipou o retorno de inúmeros craques aos gramados e é hoje referência mundial em reabilitação esportiva, além de importante aliado do São Paulo FC em algumas contratações.

Não apenas pela extrema eficiência do trabalho, mas também pelo ambiente agradável que o clube proporciona tanto aos seus jogadores quanto àqueles que estão em processo de recuperação, a experiência no REFFIS já convenceu alguns craques a assinarem com o Tricolor, como por exemplo Luizão, Alex Silva, Ricardo Oliveira e Adriano.

 
  • CT da Barra Funda

Pode ser considerada a unidade piloto do REFFIS. É lá que vêm sendo tratados desde 2003 não só os craques do esquadrão são-paulino, mas astros do futebol brasileiro e mundial como Kaká, Luís Fabiano, Adriano e Robinho.

Além disso, foi no REFFIS Barra Funda que o Capitão Rogério Ceni recuperou-se da fratura que o deixou meses fora dos gramados em 2009. A recuperação foi total, e logo o Mito voltou a fechar o gol do Tricolor!

 

  • CFA Cotia

A nova unidade do Núcleo, no CFA Cotia, foi inaugurada em 2011. Viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte, o novo espaço do REFFIS garante aos jovens atletas do Tricolor a mesma excelência disponibilizada ao elenco profissional.

Além disso, a unidade conta não apenas com os mais modernos equipamentos, mas também com o chamado "caminho das águas", um circuito aquático que trabalha a propriocepção.

 
kaka.JPG

KAKÁ

"O REFFIS é com certeza um dos melhores centros de reabilitação do mundo. Com excelentes profissionais, que permitem que os atletas tenham durante um difícil tempo de recuperação a certeza de que tudo vai dar certo".

lfabiano.jpg

LUIS FABIANO

"Sempre é bom fazer tratamento no REFFIS, pois é um dos melhores lugares do Brasil e do Mundo. Agradeço por ter tido esta oportunidade, porque não é qualquer um que entra aqui. É fantástico."

elano.jpg

ELANO

"Não é novidade dizer que o São Paulo apresenta uma estrutura invejável. Mas é importante ressaltar a qualidade dos profissionais e o nível das pessoas. Apesar de não ter jogado aqui, sempre respeitei muito o São Paulo e agradeço ao clube"

ricardo.jpg

RICARDO OLIVEIRA

"A estrutura está ainda melhor. O REFFIS foi ampliado e o clube mantém todos os profissionais de excelente qualidade. Não é a toa que todos que se machucam fora do país têm como referencia o REFFIS e o São Paulo."

beletti.jpg

BELLETTI

"A atitude de disponibilizar o REFFIS e seus profissionais na recuperação de jogadores que não jogam pelo São Paulo é de tirar o chapéu. Obrigado a todos por esta oportunidade"